Você sabe como e quando renovar o seguro auto?

Por Novo Seguro
· Notícias

Alguns aspectos como direção responsável, continuar com a mesma seguradora e não abertura de sinistros no contrato anterior podem resultar em bons descontos na renovação

São Paulo, fevereiro de 2019 – A frota de veículos no Brasil hoje superou a marca de 43 milhões. Diante desse universo, o seguro auto se torna indispensável. E apesar do que muitos pensam, a renovação pode ser uma tarefa bem fácil se o segurado estiver atento aos prazos, documentos necessários, alterações na cobertura da apólice, aos descontos oferecidos e realizar uma pesquisa entre as seguradoras. De acordo com um levantamento feito pela ComparaOnline, marketplace de seguros e produtos financeiros, em janeiro deste ano 74% dos seguros tiverem redução de preço na renovação, ficando, em média de 8% mais baratos.

“A renovação ou troca de companhia de seguros pode ser feita no mínimo 30 dias corridos anteriores ao vencimento da apólice e no máximo 30 dias após o vencimento dela para que não haja perda da chamada Classe de Bônus, um índice de experiência do segurado que poderá ser convertido em um desconto progressivo na renovação do seguro, desde que não tenha ocorrido sinistro na apólice anterior”, explica Paulo Marchetti, CEO da ComparaOnline no Brasil.

Essa bonificação é acumulada ano a ano e, por ser vinculada ao CPF do segurado, pode ser utilizada mesmo que ele opte por trocar a seguradora ao término do prazo da apólice. Além desse bônus, também é possível que haja desconto de fidelidade para quem deseja permanecer na mesma companhia. Algumas delas disponibilizam aplicativos que monitoram a boa direção do segurado durante a vigência da apólice e convertem em pontos que podem ser trocados por descontos na renovação.

“Antes de assinar uma nova apólice, o indicado é realizar uma pesquisa para verificar melhores condições em outras seguradoras. É importante checar o questionário de risco, que pode sofrer alterações de um ano para o outro e as coberturas da apólice, por exemplo, se houve alteração de endereço e estado civil”, alerta Marchetti.

Após a pesquisa, caso o segurado pretenda mudar de companhia de seguros, precisará dos dados da seguradora atual, o número da apólice vigente e o CI (código de identificação) para confirmação da classe de bônus. Desde que seja renovado com o mesmo veículo e antes do vencimento, não será necessário fazer uma nova vistoria.

 

Fonte: Revista Cobertura.